segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O CEGO PROFESSOR



Amados Irmãos, oremos:
Deus  Pai criador de tudo o que há, lhe agradeço pelo imenso amor com o qual me amou enviando seu filho Jesus Cristo meu  Senhor e Salvador para por mim e por muitos morrer e redimir nossos pecados. Pai protege-me do mal, coloca me em baixo de tuas asas, da-me almas para compartilhar as mensagens e ensinamentos que são me dados pelo Espírito Santo. Amém.
Hoje veremos a rica mensagem que há no texto de (João 9 : 1- 37)
1. E passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
2. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3. Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.
4. Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.
5. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
6. Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego,
7. e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo.
8. Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto, quando mendigo, perguntavam: Não é este o mesmo que se sentava a mendigar?
9. Uns diziam: É ele. E outros: Não é, mas se parece com ele. Ele dizia: Sou eu.
10. Perguntaram-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
11. Respondeu ele: O homem que se chama Jesus fez lodo, untou-me os olhos, e disse-me: Vai a Siloé e lava-te. Fui, pois, lavei-me, e fiquei vendo.
12. E perguntaram-lhe: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
13. Levaram aos fariseus o que fora cego.
14. Ora, era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
15. Então os fariseus também se puseram a perguntar-lhe como recebera a vista. Respondeu-lhes ele: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
16. Por isso alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus; pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.
17. Tornaram, pois, a perguntar ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? E ele respondeu: É profeta.
18. Os judeus, porém, não acreditaram que ele tivesse sido cego e recebido a vista, enquanto não chamaram os pais do que fora curado,
19. e lhes perguntaram: É este o vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
20. Responderam seus pais: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
21. mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe abriu os olhos, nós não sabemos; perguntai a ele mesmo; tem idade; ele falará por si mesmo.
22. Isso disseram seus pais, porque temiam os judeus, porquanto já tinham estes combinado que se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
23. Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.
24. Então chamaram pela segunda vez o homem que fora cego, e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
25. Respondeu ele: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego, e agora vejo.
26. Perguntaram-lhe pois: Que foi que te fez? Como te abriu os olhos?
27. Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não atendestes; para que o quereis tornar a ouvir? Acaso também vós quereis tornar-vos discípulos dele?
28. Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele és tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.
29. Sabemos que Deus falou a Moisés; mas quanto a este, não sabemos donde é.
30. Respondeu-lhes o homem: Nisto, pois, está a maravilha: não sabeis donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos;
31. sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve.
32. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
33. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
34. Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em pecados, e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no.
35. Soube Jesus que o haviam expulsado; e achando-o, perguntou-lhe: Crês tu no Filho do homem?
36. Respondeu ele: Quem é, senhor, para que nele creia?
37. Disse-lhe Jesus: Já o viste, e é ele quem fala contigo.

Este texto é maravilhoso, o que acontece é o seguinte:
Jesus passando por determinado lugar viu um homem cego de nascença, então seus discípulos lhes perguntaram de quem eram os pecados adquiridos para que aquele homem nascesse assim?se seriam dos seus pais? Então Jesus respondendo disse que não era os pecados de ninguém mais aquilo ocorrera para a fosse manifesta as obras de Deus.
Ai começa o melhor da passagem irmãos:
Então Jesus cuspiu no chão fez lama colocou nos olhos do cego e  mandou que ele fosse lavar-se no tanque de Siloé. Ai o cego obediente foi e lavou-se e imediatamente começou a ver. Então todos os vizinhos e os que conheciam o cego se maravilharam, pois testificavam que ele nascerá cego e portanto deu-se um milagre. Resumindo irmãos, os Fariseus foram perguntar ao cego de que forma ele tinha ficado curado, como se lhe abriram os olhos? Ele disse que não sabia, que apenas um homem passou lama em seus olhos mandou que ele se lavasse e ele passou a enxergar.Eles (Fariseus) não conformados com a resposta foram inquirir os pais do cego, que lhes respondeu: O nosso filho já é maior de idade vá perguntar a ele mesmo.Voltaram ao cego e ele disse: (Nesse ponto não só Jesus restituiu a visão como abriu o seu entendimento) Não sei se esse homem é pecador ou não, só sei que não enxergava e agora vejo. Vocês não ouviram o que falei, vou repetir, parece até que vocês querem se tornar discípulos dEle? Ou seja, os Fariseus doutores e defensores da Lei levaram uma bronca de um pequeno cego que nada tinha, mas que passou a ver depois de um encontro com Jesus.
Irmãos hoje não é diferente, precisamos abris os nossos olhos para a Sã doutrina e deixarmos as doutrinas de homens, o verdadeiro evangelho é o que Jesus quer que seja pregado e praticado, devemos abandonar de uma vez por todas as coisas da lei e não devemos dar mais ouvidos a homens que se dizem de Deus mais que pregam a lei e não a graça.Sugiro que os irmãos leiam com atenção esse capitulo e peçam ao Espírito Santo que lhes abra os olhos e o entendimento como foram abertos os do cego de Siloé.
 
Com Amor em Cristo