terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

COMO VOCÊ AVALIA SEU PASTOR?

Amados Irmãos oremos: Pai celestial criador de todas as coisas, em nome do vosso amado Filho Jesus Cristo meu Senhor e salvador, concebido pelo Espírito Santo, nascido de uma virgem, morto para nossa remissão, ressuscitado  pelo teu poder e reinando hoje vivo ao teu lado, em nome desse venho agradecer e me colocar ao seu dispor. Que da minha boca saiam tuas palavras e que o entendimento de todo aquele que ler seja aberto e sejam palavras edificadoras, em nome do Senhor Jesus, amém.
Irmãos, hoje estaremos analisando qual o critério de avaliação você deve usar para verificar se seu pastor ou líder esta agindo de acordo com o verdadeiro evangelho ou se ele esta sendo enganado pelo inimigo e servindo a outro Senhor.Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mt 6:24)
Isso é muito importante, pois temos o direito e o dever de avaliar aquele que esta nos ensinando,nos instruindo, afim de que não corramos o risco de aprendermos sofismas e cairmos em abismos."Portanto, pelos seus frutos os conhecereis". (Mt 7:20); 
Este ensinamento do Senhor Jesus é perfeito para ser ferramenta à nossa avaliação correta. Podemos observar os frutos que o pastor ou líder esta dando dentro e principalmente fora da denominação, porém existem algumas práticas que se ele esta utilizando já podemos ver claramente se ele esta sendo dirigido pelo Espírito Santo ou esta com seu entendimento cego pelo poder do inimigo sobre sua vida. Vamos ver quais são essas práticas erradas:
1º) A prática da cobrança do dízimo é um grande erro e engano e deve ser avaliado com muito cuidado, pois a maioria dos pastores a praticam baseados nos textos da A.A sem se preocuparem em receber a direção do Espírito Santo. Não há menção a cobrança do dízimo na N. A., o Senhor  Jesus em momento algum nos da instruções para cobrar dízimo, então passa esse a ser um erro gravíssimo, cabe agora identificar se o seu pastor cobra dízimo por ignorância e cegueira espiritual, ou se por torpe ganância. "Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como dispenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância"; (Tt 1:7).(VER O ARTIGO DÍZIMO UM ERRO) Essa avaliação você tem o dever e o direito de realizar, não seja um crente que concorda com tudo que o pastor diz, verifique a verdade de suas palavras pela oração, leitura das escrituras e orientação do Espírito Santo.

2º) Qual é a obra de Deus que os pastores alegam precisarem fazer com o dinheiro que eles arrecadam através dos dízimos e ofertas? Esse é outro item para sua avaliação.Primeiro vamos ver pelas escrituras qual é a verdadeira obra de Deus e a religião que o agrada: Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (Jo 6:29);A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1:27).
Esta obra de Deus descrita pelo Senhor Jesus ninguém pode realizar, pois já foi realizada, vejamos quais obras podemos e devemos fazer e se o pastor da denominação que você frequenta esta realizando: Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; (Ef 4:12) seu pastor está lhe ensinando a verdade afim de que você fique aperfeiçoado e livre  e independente?;Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Fp 1:6);Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; (Cl 1:10).Seu pastor tem lhe dado as ferramentas corretas para teu crescimento espiritual? Ou ele lhe mantem dependente dele para tudo?

Agora que já sabemos qual obra que o Senhor quer em nós vejamos o que devemos realizar pelo próximo que as pessoas chamam de obra de Deus,(Os pastores principalmente) mas na verdade é o trabalho para o reino de Deus, que devemos realizar pelos ensinamentos do Senhor Jesus. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. (1Tm 4:8);Mas é grande ganho a piedade com contentamento. (1Tm 6:6);Pelo que, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; (Hb 12:28);Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres: a sua justiça permanece para sempre. (2Co 9:9).
Observe se seu pastor esta fazendo a obra da piedade, compartilhando e cuidando das ovelhas necessitadas (primeiro os domésticos da fé) e depois os demais. Será que ele esta cuidando da verdadeira igreja que somos nós e não a edificação de cimento parede?Mas Cristo, como Filho sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. (Hb 3:6)

Existem outros detalhes que devem ser analisados por você.Só que essa avaliação deve ser feita pela luz das escrituras e nunca pelo critério dos homens, nunca agrade ao homem em detrimento de agradar ao Senhor, nunca cometa esse erro,por favor e para seu bem.Olha as condições dadas pelo Espírito Santo para ser um bom pastor obediente e temente a Deus que cuida bem das suas ovelhas:
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; (1Tm 3:3);Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; (1Tm 3:8);Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como dispenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; (Tt 1:7);Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente: nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; (1Pe 5:2).
Bom irmãos, vimos hoje que temos a obrigação e dever de avaliar os pastores que estão a frente das ovelhas, não tenham medo nem temor de questionar, discordar e avaliar, fique firme na palavra do Senhor Jesus e na direção do Espírito Santo.

Com Amor em Cristo