terça-feira, 24 de abril de 2012

70 x 7

Amados irmãos , oremos: Pai celestial e Criador de todas as coisas, em nome do vosso Filho meu salvador Jesus Cristo, venho te agradecer por toda a vossa benevolência para comigo e peço perdão se fazendo algo errado entristeci teu Espírito Santo. Que estas palavras venham de ti e não de mim, pois necessário é que eu diminua e o Senhor cresça. Abençoa a minha vida e me protege do mal, em nome do Senhor Jesus, Amém.
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? (Mt 18:21)
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete. (Mt 18:22)
Três palavras em hebraico e quatro em grego foram traduzidas como perdão: Cobrir, levar para longe,usar da graça com alguém, cancelar, remir.
O que é o Perdão?
A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; (Mt 6:12). Uma pessoa se torna devedora quando transgride a lei de Deus Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.Cada pessoa que peca precisa suportar a culpa de sua própria transgressão Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. (Ez 18:4) A alma que pecar, essa morrerá: o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho: a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. (Ez 18:20) e o justo castigo do pecado resultante Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 6:23). Ele ocupa a posição de pecador aos olhos de Deus e perde sua comunhão com Deus EIS que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. (Is 59:1)Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. (Is 59:2) E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.(1 João 5-7)

A boa nova do evangelho é que Jesus pagou o preço por nossos pecados com sua morte na cruz. Quando aceitamos o convite para a salvação através de nossa obediência aos mandamentos de Deus, ele aceita a morte de Jesus como o pagamento de nossos pecados e nos livra da culpa por nossas transgressões. Não ficamos mais na posição de infratores da lei ou devedores diante de Deus. Somos perdoados!
O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado. Este é o sentido pelo qual Deus “esquece” quando perdoa Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. (Hb 8:12). Não que a memória de Deus seja fraca, é que Deus é o único que tem poder para verdadeiramente esquecer um fato que trouxe consigo um pecado a alguém. Nós , por muitas vezes perdoamos,porém o fato ocorrido sempre ficará registrado na nossa memória, podemos até não lembrar ,mas ele estará lá. Deus o esquece completamente.
Nós precisamos também perdoar-nos as nossas culpas, quando não sentimos que fomos verdadeiramente perdoados carregamos uma enorme culpa que pode crescer a proporções físicas e enfermar o nosso corpo. Muitas pessoas vivem doentes, acometidas de várias enfermidades diferentes , por não conseguirem se perdoar de culpas , fardos pesados que somente Deus pode retirar,pois Jesus já pagou todas as nossas dívidas.

Com Amor em Cristo.