quinta-feira, 24 de maio de 2012

FALAR EM LÍNGUAS

Amados irmãos oremos:Pai celestial criador dos céus e da terra, rendo-lhe toda a glória e adoração.Agradeço pela tua imensa benevolência comigo e com a minha família, obrigada pelo envio do seu amado Filho meu Senhor e salvador Jesus Cristo e em seu nome peço que a mensagem aqui escrita pela inspiração do Espírito Santo venha a alcançar corações quebrantados e já escolhidos para recebe-la.Te agradeço em nome do Senhor Jesus Cristo, amém.

Irmãos, tenho ouvido muitas duvidas em relação ao dom de línguas variadas ou estranhas e vamos  discernir a verdade sobre esse assunto.
Em primeiro lugar, vamos definir o que é o dom de falar em línguas variadas ou estranha ou ainda línguas de anjos. Estavam reunidos os discípulos do Senhor Jesus em Jerusalém como o Mestre havia ordenado aguardando a promessa do envio do Espírito Santo, quando aconteceu um fenômeno que veio completar o cumprimento da palavra de Jesus. Porque completar? Porque na realidade o Espírito Santo já havia sido dado aos discípulos antes do evento de pentecostes,vejamos.·JOÃO  (cap. 20)·
22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Isto aconteceu após a ascensão do Senhor Jesus,quando Ele apareceu aos discípulos estando eles reunidos com medo da perseguição dos Judeus,quando o Senhor lhes apareceu e deu-lhes o Espírito Santo afim de que pudessem estar devidamente munidos para executarem a missão evangélica a eles confiada pelo Senhor dos Exércitos. O evento de pentecostes foi a outorga pelo Espírito Santo aos discípulos do dom de falar em línguas variadas pela necessidade que haveria de Pedro evangelizar muitas pessoas que falavam idiomas diferentes naquele momento. 
Atos 2: 8-11
8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos?

9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia,

10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

11 cretenses e árabes-ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus.
Então, podemos entender que o dom de línguas variadas tem por objetivo edificar o corpo de Cristo,o Espírito Santo nos dá essa capacitação sobrenatural de dominarmos um idioma que naturalmente para nós é totalmente estranho,mas que para quem esta sendo dirigida a mensagem será edificante. Então o termo línguas estranhas vem do sentido de que quando falamos em um idioma que não dominamos, é para nós estranha mas para quem ouve é inteiramente decifrável.
Vamos falar agora sobre o falar em línguas de anjo. No capitulo 14 do livro de I Corintios o irmão Paulo nos dá uma detalhada explicação sobre esse  fato, vamos analisar:
·I CORINTIOS  (cap. 14)·
2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.
Como podemos ler, quem fala em língua de anjo fala à Deus e não aos homens, portanto em nada edifica aqueles que ouvem os gemidos inexprimíveis.Então não há o menor sentido em se falar em língua de anjo estridentemente, a não ser chamar a atenção das pessoas para si mesmo.O falar em línguas de anjo é um momento especial onde nós oramos em espírito ao Espírito de Deus, por isso é um momento individual e somente deve ser realizado em público com muita ordem e se houver interprete.Se não houver essas condições devemos evitar esse fato. Nós podemos controlar esse evento pois não há nenhuma perda de controle emocional ou psicológico no falar em línguas de anjo.

·I CORINTIOS  (cap. 14)·
27 Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete.
Então concluímos através das escrituras que o dom de falar em línguas (idiomas) deve ocorrer com a finalidade de edificar ao corpo de Cristo (igreja) e que o falar em línguas de anjo,é um momento individual em oração ao Espírito de Deus. 
Espero que as duvidas sejam dissipadas e que agora esse dom seja usado por todos de forma útil, organizada e edificante como nos ensina o Espírito Santo.

Com Amor em Cristo