quinta-feira, 12 de julho de 2012

JULGAR OU NÃO JULGAR,EIS A QUESTÃO

Julgar ou não julgar, eis a questão

Amados irmãos,oremos: Pai celestial criador dos céus e da terra, eu te louvo em sincera adoração. Que eu diminua e o Senhor agigante-se como deve ser, Pai que as palavras aqui escritas venham do seu Espírito Santo e jamais de mim mesma, caso eu venha a agir pelo meu vão entendimento, peço que me tire da terra, pois prefiro morrer do que correr o risco de fazer pecar um dos seus pequeninos.Continua me protegendo e ajudando em nome do Senhor Jesus Cristo Nazareno, amém.
Irmãos, tenho lido muitas mensagens relativas a questão do julgamento, por isso se faz necessário voltar a esse assunto tão polêmico que é julgar ou não julgar meu irmão?
Em primeiro lugar temos que tirar a máscara da hipocrisia que esconde esse assunto, vejo que a maioria dos irmãos falam que não julgam e na verdade julgam e julgam da forma errada, e é isso que vamos abordar a forma correta de julgar as questões referentes ao comportamento e atitudes dos nossos irmãos. Que fique bem claro que não faço apologia ao uso indevido das escrituras para julgar casos no meio da congregação, mas é necessário que aprendamos a usar corretamente esse direito que o Senhor Jesus nos deu.
E como sempre estarei usando as Escrituras para validar as palavras aqui escritas.
A maioria dos pastores usam o texto de Mateus 7-1 para justificar que não devemos julgar ninguém, porem o resto do texto nos explica claramente que é a forma de julgamento que deve ser revista.
Mateus 7:1-2
1 - NÃO julgueis, para que não sejais julgados;
2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
Observem que o Senhor Jesus nos diz que não devemos julgar com juízo temerário,ou seja, não devemos julgar sem a base das Escrituras. 
Mateus 7:3
3 - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
E muito menos devemos julgar alguém se nós mesmos praticamos o erro a ser julgado.
Vejamos outros exemplos que estão nas Escrituras que comprovam que devemos julgar sim, inclusive para podermos ter a condição de afastar do meio da congregação um individuo que possa vir a transtornar a conduta dos demais devido a atitudes erradas.
Tito 2:15
15 - Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
I Corintios 5:11-13
11 - Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
12 - Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
13 - Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
I Timóteo 5:19
19 - Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.
Estas são algumas passagens que denotam a autoridade que nos foi concedida com base nas Escrituras que nos dão direito de julgar as atitudes erradas dos nossos irmãos e até mesmos afasta-los do convívio da congregação.
I Corintios 6:2
2 - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 
Se a palavra de Deus nos dá a condição de julgar o mundo, não podemos julgar as questões erradas que acontecem no nosso meio? É uma hipocrisia afirmar que não podemos julgar, pois as Escrituras nos mostram o contrário, portanto irmãos, devemos estudar mais as Escrituras e procurar entendê-las pela direção do Espírito Santo, para que possamos ser dignos do nosso sustento (espiritual) manuseando bem a espada do Espírito.As Escrituras se auto testificam, é essa a forma correta de estuda-las, pois um texto confirma o outro. Irmãos, espero que tenha sido edificante para vossos corações e que este assunto tenha sido esclarecido em nome do Senhor Jesus Cristo Nazareno.

Com Amor em Cristo