sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O ARREBATAMENTO SERÁ ANTES OU DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO?

Oremos. PAI Celestial, agradeço pela Graça a mim concedida pelo teu Filho e SENHOR JESUS O CRISTO. Continua me usando para edificação de vidas que são suas,em nome do SENHOR JESUS O CRISTO,amém.
Irmãos quero antes de tudo desculpar-me por não poder colocar esta questão através de vídeo, pois estou sem webcan, espero que me possa fazer entender bem da forma escrita também.
O irmão Nilton postou um vídeo no facebook afirmando que a verdadeira igreja de CRISTO passaria pela grande tribulação, vou colocar a posição que o ESPÍRITO SANTO me faz entender sobre esse assunto e que é muito diferente da maioria de teorias da teologia humana.
Primeiro vamos definir a palavra "TRIBULAÇÃO"
Segundo o dicionário da língua portuguesa, tribulação vem do Latim "Tribulatio onis" que significa: Situação aborrecida, aflição , tormento,adversidade, sensação de tristeza,dor infelicidade, amargura.
A etimologia grega da palavra vem de "TRIBULO" = Espécie de chicote utilizado para a malhação do trigo; realização que exigia trabalho penoso.
Isto posto, quero analisar junto com os irmãos o capítulo 9 :24-27 do livro de Daniel. E estarei falando do livro de Daniel pois a maioria das  interpretações sobre a grande tribulação estão linkadas a essa profecia.
Vou utilizar a tradução da  NVI pois tem uma  linguagem de mais fácil entendimento.
"Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
Daniel 9:24
Bom, aqui fica muito claro que o anjo Gabriel que veio trazer ao profeta Daniel as respostas da sua visão diz que a profecia seria para o povo de Israel e para a cidade de Jerusalém. E que haveria a chegada de alguém que poria fim na injustiça,no pecado e findar a transgressão.
"Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.
Daniel 9:25
O anjo continua revelando que haveria uma restauração e reconstrução da cidade até a chegada do Ungido, isso começou a  se cumprir no relato do Livro de Esdras.
Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
Daniel 9:26
Continua Gabriel afirmando que o Ungido seria morto e a cidade e o lugar santo seriam destruídos, pelo povo do governante que viria.O fim viria de repente como quando um lugar é inundado por águas fortes e inesperadas. E guerras se iniciarão ali e continuarão até o fim. Era o pontapé inicial para o fim de tudo.
Agora vem a parte da profecia que a maioria dos teólogos atribuem ao anticristo que surgira  sob  toda a mentira, sinais e astucia de Satanás (IITs 2:9-10).
Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado".
Daniel 9:27
Este terrível governante o qual o texto se refere é o imperador Romano Vespasiano que sucedeu Nero e que estabeleceu negociações politicas com os Judeus que já estavam em rebeliões sociais e conflitos armados antes do sitio e destruição de Jerusalém. Esta aliança não durou muito mesmo e culminou quando foi erigido sob a única pedra que restou do templo de Jerusalém uma estatua do deus Júpiter que era adorada sendo uma desolação ao olhos do Pai, um sacrilégio.
Agora se analisarmos o texto de Mateus 24, Lucas 21 ou Marcos 13,veremos que está profecia cumpriu-se nos anos 70 D.C.
"Assim, quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo — quem lê, entenda —
então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes.
Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma.
Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto.
Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando!
Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado.
Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
Mateus 24:15-21
Toda essa profecia feita pelo SENHOR JESUS já se cumpriu, não tem nada para se cumprir. O sacrilégio já aconteceu como falei acima, a fuga era para os de Judá, portanto nada haver conosco a "igreja".
Irmãos, se nós sabemos que somos o templo do PAI Celestial, como podemos crer que esse terceiro templo que supostamente será reconstruído em Jerusalém no lugar da mesquita tem alguma coisa haver conosco?Claro que é para os Judeus,portanto a grande tribulação não é para nós e sim para os Judeus.
Temos dois tipos de tribulação citadas nos textos do Evangelho, um diz respeito a tribulações e aflições pessoais (Rm 12:12 );(Rm 5:3);(Rm 2:9);(Mc 4:17);(IICo 1:4)... Tem muitos mais textos sobre o assunto, é só procurar.
E há a citação da grande tribulação. (Mt 24:21);(At 7:11);(Ap 7:14); Estes textos se referem nos seus contextos a tribulações coletivas.
Vamos agora analisar Mateus 24:29;
"Imediatamente após a tribulação daqueles dias ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’.
Mateus 24:29
Este texto denota a principio que esta grande tribulação acontecerá no fim, mas vamos meditar em uma coisa. Lembrem do significado da palavra tribulação que descrevi no inicio desse texto. Irmãos sinceramente o que vocês acham que vai acontecer com os ímpios e os irmãos não arrebatados depois que a verdadeira igreja subir? Será estabelecida uma tribulação sobre a terra ou não? Haverá grande tristeza, amargura, infelicidade, desespero etc..ou não?
é exatamente sobre os dias que se seguirão ao arrebatamento que o SENHOR está se referindo, aí sim começará a ser derramada a IRA do PAI sobre  terra e Ira não é grande tribulação.
Outro ponto que quero colocar é  que se associa a grande tribulação a perseguição aos cristãos e não tem nada haver. Irmãos desde que o verdadeiro Evangelho começou a ser pregado que os cristãos são perseguidos e muitas vezes mortos, portanto essa perseguição é atemporal, aconteceu, acontece e acontecerá.
Ainda tem um outro ponto muito interessante que quero deixar para vossas meditações, e está no texto de  I Pe 4:17. Que diz:
Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? 1 Pedro 4:17
Irmãos qual a coerência e noção teria sermos julgados aqui enquanto passamos pela terra e depois sofremos ainda uma grande tribulação? Isto no minimo não soa muito estranho? Será que a palavra do SENHOR é incoerente??
E tem mais uma coisa. Se vermos a apostasia estabelecida no corpo de CRISTO, a heresia correndo solta,a perdição abocanhando a muitos irmãos , a morte espirital às portas, não gera no coração dos irmãos uma grande tribulação, eu não sei mais o que dizer. Eu me sinto atribuladíssima por todos esses motivos.
Por tudo isso é que acho que a verdadeira igreja do SENHOR JESUS O CRISTO não passará por nenhuma grande tribulação.
Agradeço ao irmão Nilton que com seu vídeo iniciou quem sabe um saudável debate sobre o assunto,e deixo espaço para comentários.

Com Amor em Cristo.