quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ATOS 10, UMA PREGAÇÃO COMPLETA

Oremos. PAI CELESTIAL e criador dos céus e da terra,eu agradeço por ter sido por ti levada ao meu Salvador JESUS CRISTO,perdoe-me as falhas e fraquezas e capacita-me pelo teu ESPÍRITO SANTO, amém, assim oro em nome do SENHOR JESUS O CRISTO.

Irmãos, resolvi compartilhar o que me foi concedido em entendimento pelo Espírito Santo, a riqueza que há no capitulo 10  do livro de Atos dos Apóstolos. Esse capítulo possuí uma variedade de assuntos muito pertinentes a igreja de CRISTO e que revela tudo o que é realmente necessário para sermos bons servos aos olhos do PAI e recebermos dEle uma atenção preciosa e imprecisável.
Analisaremos verso por verso.

Atos 10:1
1 - E HAVIA em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,
Cesaréia ficava a 50km da cidade de Jope e Cornélio comandava uma centúria,ou seja, uma unidade básica do exercito romano. Este é  homem que vai ser protagonista dessa narrativa.
Atos 10:2

2 - Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
As características de Cornélio são claras, ele temia a DEUS, praticava a caridade aos pobres e orava contínuamente ao SENHOR.Esses traços da personalidade de um verdadeiro cristão que hoje estão tão raros no corpo de CRISTO eram abundantes em Cornélio.Um homem considerado gentio e portanto afastado do PAI pelos fariseus e até mesmos judeus convertidos.
Atos 10:3

3 - Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
E foi justamente quando ele orava que foi agraciado pela visita de um anjo, que veremos adiante ser o próprio ESPÍRITO SANTO. Quantos de nós já experimentamos esse privilégio? Quantos de vós que ainda estão no sistema religioso praticando a mentira do dízimo em sua atual formatação humana, realizando votos e sacrifícios, adorando e idolatrando templos já foram visitados por um anjo do SENHOR?
Atos 10:4

4 - O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;
Cornélio em nada se achava digno de receber tal  visão, ele tinha o seu coração cheio de humildade e é desse cristão que se agrada o PAI celestial.Sim, Cornélio já era um cristão, apenas não sabia disso, e já estava na hora ade  lhe ser revelado o quão simples são as atitudes que devemos ter, para estarmos dignos e irrepreensíveis perante os olhos do nosso SENHOR JESUS CRISTO.As esmolas e orações verdadeiras de Cornélio subiram à memória do PAI e de lá jamais saíram, coisa mais linda!Tão simples e poucos entendem para praticar, preferem estar na prisão da lei e das ordenanças vãs,tão vãs que por CRISTO foram desfeitas.Efésios 2:15
15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
Atos 10:5-6

5 - Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.

6 - Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.
Agora o anjo dá instruções para Cornélio, a fim de complementar o maravilhoso e sobrenatural evento que estava por acontecer;para tudo se consumar em sua vida faltava-lhe ouvir a pregação que o apresentaria ao CRISTO do PAI.O SALVADOR.
Atos 10:7-9

7 - E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço.
8 - E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.
9 - E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
Cornélio,praticando a obediência que falta a muitos, envia os seus homens de confiança para cumprirem tão importante missão, buscar a Pedro. Este também recebeu do SENHOR uma grande revelação que mudaria sua visão do EVANGELHO, essa revelação também veio  enquanto ele orava.
Atos 10:10-16

10 - E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
11 - E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
12 - No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.
13 - E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14 - Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15 - E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
16 - E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
Enquanto Pedro esperava o preparo da comida ele foi orar, a maioria de nós enquanto espera a comida vai ver televisão, ou ouvir música, ou mesmo conversar sobre assuntos diversos, que diferença... Nesse momento Pedro tem um êxtase e vê se formar uma visão diferente que o deixou meditativo,pois não entendeu o que pouco depois seria-lhe revelado pelo ESPÍRITO SANTO claramente e mudaria como já afirmei acima a sua visão do EVANGELHO e lhe mostraria mais um atributo do PAI CELESTIAL. Bom também ressaltar que esta visão se repetiu três vezes, porque não esqueçam que estamos alando do nosso amado irmão Pedro e com ele as coisas  tinham que ser trinas, a fim de que não lhe restasse duvida alguma, foi assim quando ele negou ao SENHOR JESUS para se cumprir a profecia dita pelo nosso MESTRE no momento de sua prisão e também quando o mesmo JESUS lhe incumbiu de apascentar as suas ovelhas, lembram?
Atos 10:17

17 - E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.
Pedro ainda duvidava da visão, quando os homens enviados por Cornélio chegaram a fim de leva-lo consigo para o desfecho dessa historia verdadeira.
Atos 10:18-20
18 - E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.
19 - E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
20 - Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; (porque eu os enviei).
Aqui amados irmãos pela misericórdia do SENHOR há uma tremenda revelação. O anjo que aparecera a Cornélio era o próprio ESPÍRITO SANTO.(porque eu os enviei).
Atos 10:21-24

21 - E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui?
22 - E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.
23 - Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
24 - E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.
Pedro,ouvindo os homens enviados por Cornélio e questionando-os,tomou ciência do que estava acontecendo,atenciosamente ouviu a breve apresentação sobre o centurião e partiu no dia seguinte com eles a fim de descobrir o que O SENHOR pretendia com tudo aquilo. Cornélio ainda impactado coma divina visão  que tivera,já havia reunido sua família e os mais íntimos amigos para ouvir a palavra de Pedro.
Atos 10:25-26

25 - E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
26 - Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
Grato ensinamento recebemos aqui,nunca adoremos a homem algum,pois somente o PAI CELESTIAL é digno de receber nossa adoração.Tenho certeza que Cornélio nunca mais esqueceu essa lição.
Atos 10:27-28

27 - E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.
28 - E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
Pedro demonstra nessa altura dos fatos as condições de ordenanças dos judeus que acham que outras pessoas que não praticam a sua religião são imundas. Logo em seguida ele revela o ensinamento que o SENHOR lhe deu através da visão que tivera no terraço da casa de Simão o curtidor.
Atos 10:29-33

29 - Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me?
30 - E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.
31 - E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
32 - Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.
33 - E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
Cornélio relata para Pedro toda a sua visão e diálogo com o anjo do SENHOR e aguarda ansiosamente com os demais tudo que o apóstolo teria para lhes dizer da parte do SENHOR
JESUS.
Atos 10:34-43

34 - E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
35 - Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
36 - A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o SENHOR de todos);
37 - Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;
38 - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele
39 - E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.
40 - A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,
41 - Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos.
42 - E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
43 - A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.
A mais nobre e importante lição de todo esse capítulo estão nesses versos,Pedro abriu a boca e pregou apenas a JESUS O CRISTO DO DEUS VIVO. SEM TEMPLOS,SEM DÍZIMOS, SEM OFERTAS, SEM SACRIFÍCIOS,SEM LEI, SEM ORDENANÇAS,SEM VOTOS,SEM BARGANHA, SEM CAMPANHAS. Pedro apenas fez o que todos nós comissionados e enviados do PAI devemos fazer, pregar a CRISTO JESUS.E vejam o que aconteceu...
Atos 10:44-48

44 - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 - E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46 - Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
47 - Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
48 - E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Eles receberam o ESPÍRITO SANTO sendo batizados nas águas e aprendendo o Evangelho que Pedro os ensinou nos dias que permaneceu em sua casa.Espero e desejo que este estudo seja praticado por todos nós, saindo do sistema religioso evangélico corrompido e voltando para o puro e simples Evangelho do nosso SENHOR e SALVADOR JESUS O CRISTO.

Com Amor em CRISTO